Descubra como o Lean Thinking auxilia na identificação e corte de desperdícios, melhorando o desempenho e o lucro do seu negócio.

Filosofia Lean

A filosofia Lean, ou o Lean Thinking, significa ter uma empresa e mentalidade enxutas. Esse modelo de gestão empresarial nasceu do Sistema Toyota de Produção, desenvolvido no Japão pela indústria automobilística no fim dos anos 1940. Ele aumenta a produtividade e a eficiência, e é baseado em dois pilares: melhoria contínua e respeito pelas pessoas.

Para que a equação “lucro = faturamento – gastos” seja positiva, é necessário que o faturamento seja maior que os gastos da empresa. 


Observando custos

Para que a equação “lucro = faturamento – gastos” seja positiva, é necessário que o faturamento seja maior que os gastos da empresa.

E, se está difícil aumentar o faturamento, a saída é trabalhar o terceiro elemento da equação: os gastos, ou seja, os custos e as despesas (matérias-primas, insumos, energia elétrica, salários, encargos e materiais de escritório, por exemplo). O que não significa reduzir a qualidade dos produtos, e sim, identificar despesas desnecessárias.

Se os gastos diminuírem, ainda que o faturamento se mantenha, o lucro aumentará.
Contudo, é preciso fazer isso com muita atenção e estratégia.

Decisões aleatórias, como cortes de pessoal e diminuição na qualidade do produto, podem até reduzir custos – assim como pressionar fornecedores nas condições de pagamento e margem – mas elas provavelmente impactam também na entrega de valor ao cliente. E de maneira negativa, resultando em queda do faturamento.

Sete desperdícios

A mentalidade do Lean thinking identificou sete desperdícios da produção:

Observando o quadro acima, identifique em qual ou quais destas etapas sua cafeteria pode melhorar, com base nesta identificação crie novos processos com base na melhoria continua.

Embora esses desperdícios tenham sido identificados na produção de automóveis, eles valem para outros tipos de negócios. A filosofia lean pode transformar sensivelmente a realidade dos pequenos negócios. Ela cria oportunidades para a melhoria da gestão, além de aumentar e fortalecer o comprometimento de seus profissionais.

A identificação dos desperdícios é o primeiro passo para implantar a mentalidade de empresa enxuta no pequeno negócio como uma cafeteria por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *